5 documentários sobre sustentabilidade que você precisa conhecer

por | jul 22, 2020 | NEX indica, Sustentabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos


Você já pensou sobre o que seria da humanidade sem o meio ambiente? Afinal, ela é responsável por oferecer boa parte dos recursos naturais essenciais para nossa sobrevivência. Recursos estes, que são importantes também para a sobrevivência de diferentes formas de vida. Porém, com o desenvolvimento das atividades humanas foi possível notar os grandes danos que podemos causar ao nosso planeta.

Assim, se conscientizar e pensar a respeito dos impactos que podemos causar ao meio ambiente, é fundamental para ajudar na preservação do nosso planeta e na caminhada para um futuro mais limpo e sustentável. Por isso, selecionamos documentários imperdíveis que abordam diversos aspectos da sustentabilidade e preservação ambiental, que farão você refletir sobre a influencia das suas ações na natureza. Confira:

1. Mission Blue ( Missão Azul) – 2014

“Mission Blue” é um documentário que retrata a trajetória inspiradora da oceanógrafa, Sylvia Earle, em busca da sua missão – salvar os oceanos. Ao longo da sua história, a ambientalista criou campanhas em prol da conscientização a respeito dos danos irreversíveis que os seres humanos podem causar ao meio ambiente e, principalmente, aos oceanos. Disponível na Netflix.

2. Catching the Sun – 2015

Dirigido pela cineasta e ativista ambiental norte-americana, Shalini Kantayya, o documentário “Catching the Sun” busca contar sobre a crise climática e o crescimento pela busca de energia solar no mundo. Tudo isso, a partir da visão de trabalhadores americanos que buscaram no mercado de energia, uma oportunidade de mudarem suas vidas , além de depoimentos de empresários chineses na corrida pela liderança mundial. Disponível legendado no YouTube.

3. Oceanos de Plástico – 2016 

E se todas as embalagens plásticas presentes nos produtos que compramos e levamos para nossas casas , estivessem aparecendo nos oceanos? É isso que o jornalista e cineasta, Craig Lees, busca alertar no documentário “Oceanos de Plástico”, através da exposição dos problemas ambientais causados pela poluição plástica e suas grandes consequências para o futuro do nosso planeta e para saúde dos seres humanos. Além de propor soluções reais para essa grande problemática. Disponível na Netflix.

4. Before The Flood (Seremos Histórias?) – 2016

Além de ser um ator famoso mundialmente, Leonardo DiCaprio também é conhecido pelo seu ativismo ambiental em prol da salvação do planeta. No documentário “Before The Flood“, o ator faz uma viagem pelo mundo com intenção de entender mais de perto as consequências das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, buscar respostas de líderes famosos sobre o que está sendo feito para reverter está situação. Disponível legendado no YouTube.

5. Amazônia Eterna – 2012

Por último, temos o documentário nacional “Amazônia Eterna”, que expõe a importância da preservação da floresta Amazônica para o futuro do nosso planeta. Por meio de depoimentos de especialistas ambientais, economistas, pescadores e povos indígenas, o documentário consegue trazer a tona o papel importante dos projetos de desenvolvimento sustentável, que gerem equilíbrio entre os que dependem das atividades para sobreviver e o meio ambiente. Além de exibir imagens impressionantes que fazem o expectador querer conhecer de perto esse bioma tão fundamental.


E você, conhece mais algum documentário interessante para indicar? Conte para a gente em nossas redes sociais.

Share This