7 dicas de como economizar energia na sua empresa

por | jul 30, 2020 | Energia, Sustentabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos


Economizar energia é uma questão de hábito. E nas empresas a situação não é diferente. Pequenas atitudes em nosso dia a dia podem ajudar não só na redução da conta de luz, mas também na preservação do meio ambiente.

E pensar em desenvolvimento sustentável, é também enxergar esse consumo consciente como algo essencial. Por isso, sempre que possível, precisamos evitar gastos desnecessários presentes no dia a dia das empresas. E para ajudar você, empresário, a encontrar algumas soluções para diminuir os custos com a conta de luz, resolvemos separar algumas dicas.

#1 Fique atento ao ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos equipamentos que mais gera gasto na conta de luz dos estabelecimentos. Por isso, é importante escolher aqueles que tenham o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel), para que você tenha garantia de estar utilizando um equipamento com melhor índice de eficiência energética.

Além disso, é importante sempre cuidar da manutenção e limpeza dos filtros do ar-condicionado, para que a circulação de ar não tenha nenhuma interferência e o equipamento não precise utilizar ainda mais energia.

#2 Aproveite a luz natural

Você já pensou em aproveitar os dias ensolarados para economizar energia? Tarefas simples, como abrir as cortinas, aproximar os locais de trabalhos das janelas e diminuir a luzes,  podem ajudar bastante na redução do seu consumo.

#3 Cuidado com os aparelhos em stand-by

Aparelhos como televisores, computadores ou  impressoras, continuam consumindo energia quando estão em modo de espera (stand by). Então é importante sempre desligá-los diretamente da tomada no fim do expediente, finais de semana ou feriados. Principalmente, se você tiver uma grande quantidade desses equipamentos na sua empresa, já que no fim do mês a diferença na conta de luz pode ser considerável.

#4 Utilize lâmpadas mais econômicas

Escolher a lâmpada certa pode fazer toda a diferença na conta de luz, já que elas representam boa parte do consumo de energia. Por isso, busque trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e duram mais.   Outro opção são as lâmpadas fluorecentes que apesar de serem menos econômicas que as de LED, possuem um valor mais baixo e são mais compactas.

#5 Evite o desperdício de energia

Para os estabelecimentos que utilizam máquinas antigas e lâmpadas com baixa eficiência energética, é importante prestar atenção no consumo de energia reativa, presente em algumas faturas. É um tipo de energia que deve ser bem pouco utilizada pelo seu equipamento e que, se ultrapassado os limites regulados pela ANEEL, será cobrado na sua fatura e pode estar sujeito a multas pelo uso excessivo dessa energia “venenosa”.

Então o ideal é realizar a troca gradativa desses equipamentos antigos por outros mais novos e eficientes. Além da contratação de um profissional ou empresa da área que auxilie na avaliação e correção desses desperdícios de energia.

#6 Conscientize seus colaboradores

Um dos pontos chaves para colocar todos essas soluções em prática é a conscientização dos próprios colaboradores. Instruir e expor a importância dessas ações no dia a dia da empresa é essencial para elas que se tornem efetivas. Por isso, sempre busque relembrar e incentivar as boas práticas que ajudam na economia diária de consumo de energia.

#7 Aposte na energia renovável

Investir em energia limpa também tem se tornando uma ótima alternativa para empresários que desejam reduzir os custos com a conta de luz. O mercado de energia dispõe de diversas soluções que incentivam a autonomia e maior controle do consumidor, como instalação de painéis solares e adesão à cooperativas e consórcios de energia renovável.


Gostou das dicas ? Então acesse nosso site e saiba como a NEX pode ajudar você a reduzir ainda mais seus custos com a conta de luz.

Share This