7 TED Talks sobre criatividade e inovação que você precisa assistir

por | dez 18, 2020 | NEX indica

Tempo de leitura: 3 minutos

A criatividade é um dos principais valores da NEX. A partir dela podemos ativar nosso modo criativo para nos destacarmos neste mundo oscilatório e causar significativas mudanças. E por isso, sempre estimulamos os nossos colaboradores a serem criativos e pensarem em soluções novas para problemas que surgem em nosso dia a dia.

Mas ser inovador e criativo nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Não é somente um traço da personalidade que nasce com a gente, mas sim algo que precisa ser estimulado e construído ao longo das nossas vidas e carreiras. Pensando nisso, resolvemos indicar 7 TED Talks inspiradores que vão te ajudar a pensar mais sobre como as grandes ideias surgem e como a criatividade pode ser estimulada. Confira agora:

1.Como gerir a criatividade coletiva – Linda Hill

“Inovação não tem a ver com genialidade solitária e sim com genialidade coletiva”. Essa é a ideia levantada pela etnóloga americana e professora de Harvard, Linda Hill, após passar quase uma década observando de perto líderes de grandes inovações.

Neste TED Talk, Linda fala a respeito da necessidade de desaprender as ideias convencionais de liderança, a importância da “parcela de genialidade” de cada colaborador e como as inovações são construídas a partir de erros e acertos. 

2. De onde vêm as boas ideias ?  – Steven Johnson

Quais são os ambientes que conduzem a níveis incomuns de criatividade e inovação? E como tornar um ambiente mais criativo e inovador?  Esses são alguns dos questionamentos levantados por Steve Johnson em sua palestra. Segundo Steve, as boas ideias não surgem somente de um momento de inspiração individual, e sim de ambientes propícios onde as grandes ideias pudessem florescer.

3.  Quatro lições sobre a criatividade – Julie Burstein

Julie Burstein é apresentadora de rádio, escritora e autora do livro “Spark: How Creativity Works” (Click! Como Funciona a Criatividade). E neste TED Talk ela compartilha quatro lições sobre como ser criativo diante da dúvida, da perda e do desafio, a partir de histórias que ela escutou de pessoas criativas e que mostram como a criatividade surge das experiências do nosso dia a dia. 

4. Como fazer com que suas ideias se espalhem – Seth Godin

Apesar de ser mais antiga, a palestra “Como fazer com que suas ideias se espalhem” traz ótimas reflexões atemporais para qualquer pessoa que queira construir algo inovador. Nela, Seth Godin, uma das maiores vozes do marketing digital, explica que vivemos hoje em um século marcado pela difusão de ideias. Ou seja, o sucesso de um produto ou de uma ideia estaria estritamente ligado ao fato de você conseguir espalhar sua ideia, ou não.

5. Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais – Adam Grant

Adam Grant é psicólogo organizacional e estuda o comportamento de pessoas que ele define como “originais”. Pessoas que sonham com novas ideias e agem para colocá-las no mundo. Ao longo da palestra, Adam explica quais seriam os hábitos dessas pessoas, como reconhecê-las e como tornar-se um pouco parecidas com elas. 

6. O segredo para grandes oportunidades ? A pessoa que você ainda não conheceu – Tanya Menon

“Todos nós nos restringimos socialmente em nossas vidas, na escola e no trabalho” , essa é a reflexão abordada pela professora e psicóloga, Tânia Menon. E qual seria o problema nisso? Em sua palestra, Tânia responde a essa pergunta evidenciando que vivermos confortavelmente em grupos restritos, nos faz perder a chance de ter uma rede diversa de pessoas e até mesmo de oportunidades. Ela explica, também, como podemos expandir intencionalmente nosso universo social e, assim, ter novas ideias e oportunidades.


7.Como o tédio pode nos levar às ideias mais brilhantes – Manoush Zomorodi

Em sua palestra, a jornalista e autora, Manoush Zomorodi, nos ensina a amar o tédio. A partir de uma reflexão que teve em sua vida pessoal, em que notou que sua melhores ideias surgiam exatamente do momentos em que estava desocupada, Manoush explica por que a divagação é uma grande aliada da criatividade. E por qual motivo temos menos ideias criativas quando estamos ocupados e no piloto automático.

E você, conhece mais algum TED interessante sobre criatividade e inovação para nos indicar? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais 🙂

Share This