Você já ouviu falar do Segunda Sem Carne? Nos últimos anos esse movimento se popularizou como um dia para promover mudanças e um momento reflexivo sobre tomadas de decisões e transformações.
Essa campanha visa conscientizar as pessoas sobre os impactos gerados por alimentos vindos de origem animal. A ideia ainda abrange o incentivo à descoberta de novos alimentos e combinações, além da prova de proteínas vegetais pelo menos uma vez por semana.
Como surgiu o Segunda Sem Carne?
O movimento Segunda Sem Carne surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, criado pela U.S. Food and Drug Administration que administrava os estoques de alimentos voltados aos soldados da guerra. A ideia propôs que as famílias americanas passassem a Segunda-Feira sem o consumo de carne a fim de auxiliar no abastecimento desse alimento aos soldados.
Em 2003, essa campanha foi resgatada com objetivo de evitar a proliferação de doenças relacionadas com o consumo de carne. Desde então, o movimento ganhou força sendo implantado por mais de 40 países que até os dias de hoje continuam com essa prática. E em 2009, o Brasil aderiu a campanha recebendo apoio do Ministério da Saúde no Guia Alimentar para a População Brasileira.
Por que aderir o Segunda Sem Carne?
Existem diversos bons motivos para aderir esse movimento. Um deles é devido ao fator ambiental, afinal a pecuária no Brasil é responsável por cerca de 72% das emissões de gases do efeito estufa, segundo dados de 2019.
Além disso, sua saúde pode ser muito beneficiada por uma dieta vegetariana. Médicos e nutricionistas afirmam que os riscos para doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer e obesidade são reduzidos, e inclusive problemas crônicos e cardiovasculares podem ser prevenidos com a adoção de uma alimentação vegetariana.
Abaixo separamos essa imagem que exemplifica de maneira fácil os impactos que o Segunda Sem Carne pode proporcionar:

Exemplo de aplicação desse movimento no Brasil.
A Natura, empresa brasileira de cosméticos, incorporou o Segunda Sem Carne nos restaurantes onde os colaboradores costumam ter suas refeições dentro da empresa. Com isso, mais de 4 mil colaboradores foram expostos à essa iniciativa, onde puderam refletir e repensar suas rotinas alimentares e como essa pode afetar o meio ambiente.
Essa iniciativa também foi implantada em 2014 nos restaurantes populares do programa Bom Prato, pelo governo de São Paulo, que também começaram a substituir proteínas animais por opções vegetarianas nos pratos servidos na Segunda-Feira. Com a constância dessa iniciativa, no ano de 2017 essas unidades deixaram de consumir 34 toneladas de carne, que colaboraram na melhoria da pegada ecológica da cidade além de salvar vidas.
Por que a NEX está falando sobre esse assunto?
A sustentabilidade é um dos pilares de valores da NEX. Acreditamos em práticas sustentáveis e por isso o Segunda Sem Carne é um importante movimento para nós, visto que incentiva a redução de impactos ambientais e atividades que agridem o meio ambiente.
Quer saber mais?
Existem diversas fontes de pesquisa sobre o assunto que podem te ajudar na busca pelo vegetarianismo. Mas nossa sugestão é o site da Sociedade Vegetariana Brasileira que você pode acessar clicando aqui.
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de ler nossos outros conteúdos aqui do blog e também em nosso Instagram.