A NEX tem uma das maiores usinas de Biomassa do Paraná

por | 30 ago, 2022 | Energia

Atualmente pensar e agir de maneira sustentável é tomar uma ação inteligente pelo futuro mais verde que precisamos. Essa sustentabilidade, para muitos que compõem as relações com a NEX, tem sido não somente ambiental, mas também econômica. Já que tornamos possível que um empreendedor economize na sua conta de luz e que proprietários de Usinas gerem altos lucros a partir da Geração Distribuída (GD). Nesse material, vamos apresentar para você uma das maiores usinas de biomassa do Paraná, que faz parte da cooperativa NEX.

Para esse conteúdo, tivemos a participação de Gustavo Ortigara, Engenheiro de Energias Renováveis da Copel (Companhia Paranaense de Energia), que contribuiu com todo seu conhecimento e experiência na área. 

Como as usinas de biomassa funcionam a partir do modelo GD?

A Biomassa utiliza meios orgânicos como fonte de energia, o que a torna renovável. Os materiais utilizados podem variar entre vegetais diversos e resíduos sólidos urbanos para a produção energética. O funcionamento da usina se atrela a aplicação de diversas técnicas de produção energética, como a pirólise, gaseificação, combustão e a co-combustão.

O Gustavo, afirma que a biomassa das mais variadas fontes, como do setor sucroenergético, florestal, de saneamento ambiental, especificamente os Resíduos Sólido Urbano, e o biogás/biometano da agroindústria. De dejetos animais e do setor de saneamento, podem ser utilizados para a produção de energia elétrica via modelo de geração distribuída.

As fontes de geração a partir da biomassa e do biogás se encaixam bem no modelo de geração distribuída. Uma vez que a disponibilidade de combustível/substrato está, com frequência, dispersa espacialmente. Isto possibilita a geração próxima à carga, promovendo redução na demanda do sistema de transmissão. Que tem como consequência a redução das perdas na transmissão e melhoria no perfil de tensão para atendimento aos demais consumidores.

Comparativo de energia gerada por usinas

Potência da usina (kW)Energia Média Gerada (kWh / mês)
Hidrelétrica5.0001.825.000,00
Eólica5.0001.642.500,00
Solar5.000730.000,00
Biomassa5.0002.920.000,00

Como a NEX conseguiu uma das maiores usinas de biomassa do Paraná?

A usina de Biomassa da NEX será uma das maiores do Paraná. Com capacidade de geração de até 5 MW (teto do limite de potência para Geração Distribuída), uma usina com alto potencial de geração. Que foi negociada com os geradores que já possuem uma madeireira no local, decidiram transformar o espaço para comportar também, uma usina de energia renovável.  

A usina vai utilizar como insumo o cavaco de madeira. O local é composto por grandes hectares de floresta. Consequentemente, pelo negócio que já está em funcionamento, possui os resíduos sólidos de madeira, que serão aproveitados para a geração de energia, através da UTE (Usina Termelétrica de Biomassa). 

Onde toda essa energia gerada será disponibilizada?

Localizada no Paraná, a usina de energia renovável vai disponibilizar a sua energia elétrica na rede de Distribuição da Copel. Com grande potencial, tem um fator de capacidade alta, capaz de gerar aproximadamente 3.000 megawatt-hora (MWh) por mês de energia. Ou seja, em torno de 3 gigawatt-hora (GWh) por mês ou em torno de 36 megawatt-hora (MWh) por ano.

O Engenheiro da Copel, adiciona também outros atributos sistêmicos positivos da GD a biomassa/biogás. Como a capacidade de modulação e de atendimento tanto da base quanto da ponta. O alto fator de capacidade, a possibilidade de operação em microrredes e da integração de usinas virtuais. A velocidade rápida de acionamento ao despacho, a viabilidade desde micro a minigeração e a possibilidade de complementaridade com outras fontes.

Capacidade de economia com a NEX

Dentro da base de clientes que possuem um consumo médio em torno de 4 MW/h, conseguimos atender mais de 700 novos clientes, 700 novas unidades consumidoras economizando até 20% na conta de luz.

A usina de biomassa é um gerador de energia com alta possibilidade de lucro

As expectativas também são altas quando falamos do potencial de receita que a usina pode gerar para o proprietário. Por ser uma usina muito grande, dentro dos limites de potência da Geração Distribuída a ser conectada em GD. Com capacidade de gerar receita até 100% maior do que ela ganha de receita estando nas outras modalidades de energia, como: Mercado Livre, Leilão de Energia ou MRE.

Ortigara, pontua ainda outra característica importante da operação de usinas a biomassa ou biogás neste modelo de GD… A possibilidade de armazenamento do combustível primário, o que permite que a fonte seja programável e despachável no momento de maior necessidade do sistema.

Geralmente, as fontes estão disponíveis em áreas rurais ou remotas. Então, a sua utilização via GD pode eventualmente promover a melhoria da qualidade do fornecimento de energia nestes locais. Inclusive, após estabelecimento de regulação específica, promover o atendimento de forma ilhada dos consumidores.

A usina já está em operação, gerando energia renovável para o estado do Paraná.

Como ser um consumidor de energia renovável?

Para ser um consumidor de energia renovável, é simples! A NEX te ajuda a economizar até 20% na conta de luz da sua empresa todos os meses, apoiando a sustentabilidade e ajudando a reduzir seu impacto no planeta. Tudo isso sem investimentos, obras ou qualquer burocracia na sua rede elétrica. 

Faça uma simulação de economia sem compromisso.