A verdade sobre inovar.

por | 22 fev, 2022 | Artigos, Tecnologia

Aposto que ao ouvir a palavra “inovação” seu cérebro te leva para uma engenhoca nunca vista antes. E se a gente te contar que estamos esse tempo todo idealizando a ideia de inovar de maneira equivocada? 


Inovar tem a ver com identificar necessidades e desenvolver algo que possa ser aplicado sobre elas. Ideias inovadoras procuram gerar algum retorno benéfico que irá suprir aquilo que era um problema antes, ou seja, bem diferente de inventar algo surreal.

Como isso se aplica ao dia a dia?

Em uma indústria, a inovação pode estar presente no implante de uma nova equipe que irá desenvolver uma máquina ainda mais ágil que a utilizada atualmente. Isso fará com que a demora de produção identificada como um problema, seja resolvida.

Diante disso, é importante afirmar que inovações nem sempre dependem de um grande investimento financeiro, ou de tecnologia avançada. Mas sim, deve ser acompanhada de um objetivo a ser solucionado e alguém, ou um grupo, disposto a desenvolver essa solução. 

Inovação não é o mesmo que criatividade.

Inovar não é sinônimo de criatividade. Esses dois conceitos participam juntos da mesma ação, porém, esse segundo termo é usado como ferramenta no processo inovativo.  

Outro erro está em mesclar tendências de mercado com inovação. Inovar há de ser algo novo, certo? Então naturalmente, não será aquilo que já vem sendo visto repetidamente em meio aos negócios.

O que posso fazer para inovar?

Inovação não depende exclusivamente de alta produtividade, criatividade avançada, inúmeros processos ou grandes investimentos. Somos diariamente expostos à inovações. Como por exemplo aquele jeitinho que você deu de colar o brinquedo do seu filho que quebrou, ou a nova maneira de fazer seu omelete para que ele não grude na frigideira. Você tinha um problema, resolveu de um jeito que não tinha feito antes? Parabéns, você inovou. 

É claro que esses exemplos são muito simples e pequenos diante do mega smartphone de última geração lançado no último mês, mas essa nova pequena solução que você deu ao seu incômodo te ajudou? Sim? Então você inovou, essa é a verdade. 

Gostou desse conteúdo? Confira nossos demais conteúdos aqui no blog e nos acompanhe também no Instagram.