Aquecimento global: saiba quais são as causas e consequências desse fenômeno

por | maio 21, 2021 | Sustentabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

O desequilíbrio da temperatura no mundo e o aquecimento global são pautas que geram importantes discussões. Em novembro de 2021 ocorrerá a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), um evento para os países alinharem suas metas em relação à preservação do meio ambiente. 

Apesar das medidas implantadas por governos e órgãos internacionais visando reduzir as emissões de carbono, ainda há muito para ser feito, visto que tanto a natureza quanto os humanos são impactados pela problemática. Por isso, resolvemos falar sobre esse tema tão importante. 

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global é o fenômeno de elevação da temperatura na Terra, causado por atividades humanas ou naturais. Desde a Revolução Industrial, muitas das ações do homem começaram a emitir quantidades significativas de gases poluentes, como o gás carbônico (CO2).

A maior concentração desses elementos na atmosfera prejudica o funcionamento do efeito estufa, que é um processo essencial para o equilíbrio climático. O agravamento do fenômeno faz com que a camada de gases se torne mais espessa, assim o calor é retido e o planeta fica mais quente

Os motivos do desequilíbrio climático

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM) , 2020 foi um dos anos mais quentes já registrados. Um dos motivos do ocorrido seria que o fenômeno climático de resfriamento La Niña conteve o calor somente no final do ano. Apesar dos acontecimentos naturais, entende-se que a ação do homem possui muita relação com o aumento da temperatura no planeta

A queima de combustíveis fósseis (como petróleo, gás natural e carvão), por exemplo, é extremamente prejudicial, pois a sua combustão libera gases que impactam negativamente as camadas da atmosfera. Muitas atividades industriais também utilizam esses tipos de combustíveis, agravando ainda mais o problema. 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 58% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil são resultado das queimadas e do desmatamento, processos que desequilibram a temperatura da Terra e destroem áreas de vegetação. 

A produção de lixo é outro fator que contribui para a piora no aquecimento global, pois além de poluir as cidades, muitos resíduos sólidos presentes em aterros sanitários liberam gases que agravam o efeito estufa. 

E quais são as consequências desse aquecimento?

De acordo com dados do Global Carbon Atlas, a China e os Estados Unidos foram os países que mais emitiram dióxido de carbono em 2019, com 10175 megatoneladas de CO2 (MtCO2) e 5285  MtCO2, respectivamente. O Brasil aparece em 13° lugar, com 466 MtCO2.

O aquecimento global e a emissão de gases poluentes geram impactos danosos para o planeta e para os seres humanos. Uma das consequências desses processos é o derretimento das calotas polares, que fazem com que o nível do mar aumente, podendo prejudicar ilhas e cidades litorâneas. 

A elevação da temperatura na Terra também gera fenômenos climáticos como tempestades, tsunamis, nevascas, secas e tornados. Além disso, muitas espécies de animais podem ser impactadas, correndo risco de extinção

Como eu posso ajudar no combate do aquecimento global?

Atitudes sustentáveis são uma das alternativas para o combate ao aquecimento global. Medidas maiores instituídas por órgãos ou pelos governos são importantes, mas cada pessoa também pode contribuir individualmente e fazer a diferença. 

Confira algumas ações que você pode incluir na sua rotina para ajudar:

Descarte o lixo corretamente

O descarte correto do lixo torna o mundo mais sustentável, diminui a poluição nas cidades e auxilia nos índices de reciclagem. 

Tente usar energias renováveis

A utilização de fontes renováveis de energia, como a solar, a hidráulica e a eólica, ajudam o consumidor e preservam o planeta. 

Não desperdice alimentos

O desperdício de alimentos é uma grande problemática, por isso é importante pensar em estratégias para não descartar as comidas que não foram consumidas. 

Conserve as áreas verdes

As áreas verdes são essenciais para a manutenção da vida na Terra, por isso, cuidar e preservar as vegetações é fundamental. 

Busque utilizar biocombustíveis

Os biocombustíveis são uma alternativa para o uso de combustíveis fósseis e ajudam a diminuir os níveis de poluição. 

Gostou do conteúdo e quer continuar informado? Então acesse agora mesmo as redes sociais da NEX.  

Share This