Painéis solares: saiba como economizar energia sem precisar deles

por | ago 20, 2021 | Energia

Você já pensou em começar a economizar energia, mas desistiu da ideia por acreditar que teria que instalar placas solares ou fazer grandes mudanças na sua casa? Acredite, você não é o único.

A sustentabilidade ainda é um conceito nublado para muitas pessoas, que pensam que serão sustentáveis somente se realizarem investimentos absurdos ou alterações gigantescas em suas rotinas.

Estamos aqui para dizer que não é bem assim que as coisas funcionam. É possível economizar energia e cuidar do meio ambiente de outras formas, sem necessariamente instalar painéis solares na propriedade ou realizar grandes investimentos.

Lembrando que você também consegue economizar e ajudar o planeta desse modo, queremos apenas ampliar a sua visão sobre outras possibilidades

Mas para começar, como funciona o sistema de placas solares?

Essa é uma boa pergunta para começarmos a entender mais sobre as alternativas de economia e sustentabilidade.

Os painéis solares instalados nas propriedades são responsáveis por captar a luz do sol e gerar energia elétrica por meio de um processo físico chamado de “efeito fotovoltaico“.

A energia gerada passa pelo inversor, um aparelho que trata a energia e faz com que ela tenha as características da rede elétrica do cliente consumidor. Dessa forma, a energia elétrica ou proveniente do sol pode ser usada na propriedade.

Caso a energia gerada não seja completamente consumida, seu excedente é fornecido à distribuidora de energia local. E essa energia “emprestada” à distribuidora retorna como créditos de energia, para os moradores utilizarem em períodos que o consumo for maior do que a geração do painel.

Durante a noite não ocorre geração, mas como o sistema é conectado à rede da distribuidora, a propriedade continua sendo abastecida e não fica sem energia.

Basicamente, a dinâmica acontece dessa forma, fazendo com que o funcionamento energético do local seja mantido por meio da energia que vem do sol.

E como economizar energia sem usar energia solar? 

Apesar da energia solar ser uma ótima opção para ajudar o meio ambiente e economizar na conta de luz, existem outras alternativas para isso, e nós listamos algumas delas para você, confira:

Use a sua energia com consciência

O primeiro passo para conseguir economizar energia e ajudar na preservação do planeta é ter consciência dos impactos das suas ações, assim você fica mais atento a todos os equipamentos que utiliza. 

Faça a manutenção regular dos seus eletrodomésticos

Realizar ajustes e manutenções regularmente nos eletrodomésticos da sua residência é muito importante, pois assim os equipamentos irão gastar apenas a energia necessária para o funcionamento.

Tome banhos mais curtos 

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais gasta energia no inverno, por isso, diminuir o tempo de banho pode ser uma alternativa para economizar.

Procure empresas que trabalham com outros tipos de energia limpa

As energias renováveis, como a hidráulica, a eólica e a solar, possuem diversos benefícios, sendo que um deles é a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, o que ajuda a preservar o meio ambiente. 

Aderir aos serviços de empresas que realizam a gestão e geração de outros tipos de energia limpa, não somente  a solar, também pode ser uma alternativa. 

A NEX Energy é uma dessas empresas. Ajudamos pequenos e médios negócios a economizarem até 20% na conta de luz utilizando energia limpa.

Nós alugamos usinas renováveis e realizamos a “ponte” entre geradores e clientes consumidores, trazendo benefícios para ambos. 

Atualmente, temos parceria com mais de 50 usinas renováveis, ajudando mais de 700 empresas com nossos serviços. 

Quero economizar com a NEX, mas utilizo painéis solares na minha empresa

Essa é uma das questões que surgem quando os clientes vão entrar na NEX. Se a empresa já utiliza placas solares, ela ainda pode economizar com a gente?

Sim, a empresa pode economizar com a NEX, a diferença é que ela receberá créditos das usinas renováveis da NEX, além dos créditos gerados pelos painéis solares instalados no estabelecimento.

A economia da NEX seria uma espécie de complemento, caso os painéis solares não estejam gerando a energia suficiente, o cliente consumidor pode utilizar os créditos da NEX para complementar o abatimento do consumo.

Um dos requisitos exigidos para que a empresa consiga começar utilizar os serviços da NEX, é que o valor mensal da conta de luz do empreendimento, mesmo com os painéis solares, seja a partir de R$ 1.000,00.

De qualquer forma, indicamos que você entre em contato com os nossos profissionais do time de vendas e explique as particularidades do seu negócio. Assim, conseguiremos avaliar a situação e esclarecer todas as suas dúvidas.

E então, gostou de saber mais sobre algumas alternativas para economizar energia?

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, acompanhe as redes sociais da NEX.

Share This