Como ser mais consciente na era do delivery?

por | abr 21, 2021 | Negócios, Sustentabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Devido a pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, consequentemente, começaram a pedir uma maior quantidade de produtos e alimentos pela internet. Com isso, os aplicativos de delivery, que já estavam crescendo, ganharam ainda mais destaque. 

De acordo com uma pesquisa de 2020 da Delivery Much, existem ao menos 20 aplicativos que oferecem serviços de entrega em domicílio no Brasil. Os dados também apontam que mais de 70% das pessoas pedem comida de forma online, por causa da facilidade e praticidade do trabalho

Alguns restaurantes enviam os lanches dentro de embalagens plásticas, que muitas vezes não são descartadas no lugar correto, gerando um maior acúmulo de resíduos nas cidades. Percebe-se também que grandes quantidades desses alimentos acabam sendo desperdiçados ou estragam, devido ao seu curto prazo de validade.

Assim, proporcionalmente ao aumento dos pedidos delivery, uma maior quantidade de lixo também é produzida pelos consumidores. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, entre 2010 e 2019 a geração de Resíduos  Sólidos Urbanos (RSU) no país passou de 67  milhões para  79 milhões de toneladas por ano. A produção per capita também cresceu,  de 348 kg/ano para o índice de 379 kg/ano.

A partir desses fatores, surge um questionamento: será que é possível ser mais consciente e sustentável na “era do delivery”? Confira algumas dicas que a NEX separou para que você consiga ser mais responsável enquanto consome seus alimentos pedidos por app:

Utilize somente o necessário 

Alguns restaurantes perguntam ao consumidor, via aplicativo, se ele irá precisar de guardanapos, garfos, facas ou canudos. Se você tiver esses elementos em casa, é recomendável que você faça uso deles, recusando os descartáveis oferecidos pelo estabelecimento. Nem sempre as plataformas disponibilizam essa pergunta, por isso é importante especificar os itens necessários nas observações da compra. 

Reutilize as embalagens do delivery 

Muitas embalagens plásticas que trazem os lanches podem ser reutilizadas de forma criativa nas nossas próprias residências. Um recipiente mais fundo pode se transformar em um vaso de plantas e outro pode ser uma lixeira, por exemplo.

Separe o lixo

Quando não for possível reaproveitar as embalagens, é importante descartá-las da forma correta. Para facilitar a coleta e o destino dos resíduos, os lixos orgânicos, como os restos de alimentos e as cascas de ovo, devem ser separados dos lixos recicláveis, que englobam os plásticos, os vidros, os papéis e os metais.

Pense em alternativas para evitar o desperdícios de alimentos

Às vezes os lanches não são totalmente consumidos, e nesses momentos é fundamental pensar em estratégias para não descartá-los. Normalmente os restaurantes disponibilizam formas de contato, tente perguntar ao estabelecimento quais são os cuidados necessários para conservar o alimento (entenda se é melhor esquentar no microondas, deixar na geladeira ou em temperatura ambiente). 

Com essa atitude você consegue evitar o desperdício e, em consequência, auxiliar o meio ambiente. 

Escolha restaurantes de delivery que se preocupam com o planeta

A atitude sustentável se inicia antes do pedido chegar na sua residência. Escolher estabelecimentos que se preocupam com o meio ambiente e procuram não gerar tanto lixo com as suas embalagens é importante para criar uma maior consciência em relação aos recursos naturais, por exemplo. 

Acompanhe mais conteúdos sobre sustentabilidade seguindo as nossas redes sociais.

Share This