Conheça a história da NEX: a startup de energia que está conquistando o Brasil

por | jul 30, 2021 | Energia, Negócios, Sustentabilidade

A NEX Energy, mais conhecida como NEX, é uma startup que conecta pequenas e médias empresas com usinas elétricas que geram energia limpa, auxiliando tanto na economia dos consumidores quanto na eficiência e segurança para os geradores

A ideia de criação da empresa surgiu a partir da Resolução Normativa nº 687/2015, publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O documento trazia informações sobre geração distribuída, geração compartilhada e sistemas de compensação de energia, além de autorizar o funcionamento de empresas como a NEX.

Depois de ler a lei, o atual CEO da NEX, Juliano Lenzi, começou a “matutar” a ideia de criar uma empresa que pudesse ser a “ponte” entre estabelecimentos e usinas geradoras de energia renovável.

Juntamente à sua vontade de empreender, ele começou a estruturar o que seria necessário para o ingresso da startup no mercado. Depois de muitas experiências e aprendizados, a NEX nasceu oficialmente em 2017, com a missão de revolucionar o setor elétrico. 

Mas o que a NEX faz?

Após entender como a NEX surgiu, nada mais justo do que saber o que ela efetivamente faz, não é mesmo?

Basicamente, a NEX ajuda pequenas e médias empresas a economizarem até 20% na conta de luz, sem a necessidade de investimento ou alteração física.

Tudo isso é possível graças a utilização da energia fornecida pelas usinas sustentáveis e parceiras da NEX. Essa energia limpa gerada nas usinas é injetada nas redes já existentes das concessionárias locais (Ex: Copel, Celesc) e transformadas em créditos. Os estabelecimentos, por sua vez, utilizam esses créditos de energia e, assim, conseguem economizar

Os clientes NEX contam, também, com o apoio de profissionais capacitados para atendê-los de maneira humanizada, tirando todas as suas dúvidas sobre o modelo de negócio.

A ideia é proporcionar aos brasileiros uma nova alternativa para a utilização de energia limpa no país, de forma mais acessível e transparente.

Hoje, já são mais de 700 empresas que fazem parte dessa inovação oferecida pela NEX e mais de 50 usinas renováveis espalhadas pelo Brasil.

E quem faz a NEX “acontecer”?

Atualmente, a NEX possui 35 colaboradores que se dividem em 8 setores, visando contribuir para o crescimento interno e, consequentemente, externo da empresa. 

As áreas são: Vendas Gerador, Vendas Consumidor, Marketing, Pós Vendas Gerador e Consumidor, Administrativo e Financeiro, Pessoas e Cultura, e Operação e Tecnologia.

Cada departamento possui suas próprias funções e responsabilidades, porém isso não impede a união e cooperação entre eles. 

Diversas estratégias são executadas a partir do trabalho conjunto dos setores. As reuniões de cultura da NEX, que ocorrem semanalmente, também buscam unir cada vez mais todos os times, trazendo diálogos e conteúdos relevantes para a reflexão.

 

Os propósitos da empresa

A NEX possui muitas características, mas com certeza uma das suas principais qualidades é ser revolucionária

A empresa é recheada de valores e ideais que visam tornar o mundo um lugar melhor através do uso de energia limpa

Seus propósitos são ligados à sustentabilidade e baseados em três pilares: o social (construindo uma equipe humana e empática), o ambiental (preservando o planeta e o meio ambiente por meio de nossas ações) e o econômico (utilizando a tecnologia e outros recursos para oferecer mais economia para consumidores e geradores).

Acreditam, também, que conceitos como empatia, confiança, compartilhamento, criatividade e agilidade devem fazer parte da empresa, auxiliando na jornada de cada colaborador e na sua expressão para o mundo.

Gostou de saber mais sobre a história da NEX? Entre em contato com a gente para tirar dúvidas e saber mais informações sobre a nossa economia. 

Share This