Descarbonização e a queda dos custos de energia renovável.

por | 16 dez, 2021 | Energia, Tecnologia

Nos últimos anos a crescente preocupação relacionada ao esgotamento de recursos naturais e as mudanças climáticas resultou em um processo de estudos baseados na manutenção dos sistemas tradicionais de produção. A descarbonização virou assunto recorrente entre as pesquisas, mas afinal o que isso significa? 

O processo de descarbonização consiste em eliminar ou reduzir as emissões de carbono em determinada produção, já que esse é um dos principais gases que agravam o efeito estufa. É possível observar o crescente interesse por essa ação vinda tanto de empresas que produzem, mas também de pessoas que mudam sua forma de consumir visando apoiar as indústrias que participam dessa atividade.

A importância do Acordo Climático de Paris nesse processo:

O Acordo Climático de Paris reúne diversos países e tem o objetivo de estabelecer ações que diminuam as emissões de gases que provocam o agravamento do efeito estufa, dentre eles o carbono. Além disso, é discutido novas estratégias para combate do aquecimento global.

Esse documento, também conhecido como Acordo do Clima, tem como principal foco organizar metas que os participantes devem adotar como forma de deter o aumento da temperatura geral do planeta e possíveis impactos desse aquecimento. 

Sendo assim, esse acordo tem extrema importância em escala mundial porque tais atitudes visam conter o agravamento do aquecimento global. Essas metas estabelecidas procuram garantir a renda e a produtividade das nações, e frear o esgotamento de recursos, além de encerrar a perdas irreparáveis como a de florestas completamente devastadas. 

O que a descarbonização tem a ver com a queda de custos da energia renovável?

Nessa busca de novas formas de produção que evitam o carbono, a produção de energia fóssil, antes muito utilizada, é descartada porque essa contempla alta quantidade desse gás que é necessário para abastecer a combustão usada nesse processo. Sendo assim, novas fontes de energia são necessárias para garantir o abastecimento populacional. 

Por isso, existe uma crescente onda de investimentos e empresas que assumem o compromisso de evoluir tecnologicamente na área de produção energética com o objetivo de tornar fontes de energia renovável, como  eólica e solar, cada vez mais acessíveis e viáveis. 

Esse conteúdo foi relevante pra você? Nos acompanhe no Instagram e saiba mais.

Share This