Entenda a importância da troca de titularidade na conta de luz

por | out 13, 2020 | Negócios

Tempo de leitura: 2 minutos

A NEX nasceu com a missão de ajudar empresas a economizarem na conta de luz de forma  sustentável e segura. Por isso, sempre nos preocupamos em tornar todo o processo de adesão ao nosso modelo de negócio, em algo 100% regulamentado. 

E uma das formas de manter tal segurança, é por meio da troca da titularidade que solicitamos para alguns dos nossos consumidores antes de entrarem na NEX. Mas afinal,  por que a troca de titularidade é importante?

O que é a troca de titularidade?

A transferência da titularidade acontece quando uma pessoa compra ou aluga um imóvel, e precisa solicitar a substituição do nome do atual proprietário de uma determinada conta ou contrato, no caso, a conta de luz, para o nome do novo locatário ou proprietário.

Isso é necessário para encerrar o contrato entre a distribuidora de energia e o atual consumidor, transferindo, assim, ao novo cliente os direitos e obrigações com relação à prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica.

Importância da troca de titularidade

Atualmente, a lei que regulamenta a locação de imóveis no Brasil é a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.2451/91), que define em seu art.23, VIII:

 “Art. 23. O locatário é obrigado a: […] VIII – pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto”.

Assim, se o titular da conta permanecer sendo o proprietário, e o inquilino não pagar a conta de luz ou tiver alguma pendência, o responsável legal é o titular (proprietário). Então, o adequado é que o locatário ( quem alugou o imóvel) troque a titularidade para que não envolva mais o nome do locador.

No caso da NEX, trocar a titularidade é importante porque, basicamente, o cooperado deve ser o titular da conta de luz. Ou seja, apenas o titular que estiver na conta de luz, seja pessoa física ou jurídica, que vai ser o cooperado. Caso o nome na conta de luz esteja incorreto, isso pode impedir que a pessoa entre em nossa cooperativa e economize em seu estabelecimento.

Além disso, também indicamos para pessoas que possuem empresa e que na conta de luz estejam como pessoa física, que alterem para pessoa jurídica. Assim, terão mais segurança e evitarão até mesmo possíveis débitos pendentes do antigo titular da conta. 

Como mudar o nome do titular da conta de luz?

Para realizar a troca de titularidade, você pode acessar o site da sua distribuidora de energia (EX: Copel, Celesc). Nele, você vai encontrar facilmente os documentos necessários e as regras para fazer a mudança do titular da sua conta de luz:

Vale lembrar que, se você for um consumidor NEX e está com alguma dúvida sobre sua troca de titularidade, basta entrar em contato com nossa equipe que está sempre a disposição para lhe ajudar. 

Quer saber mais sobre a NEX? Então acesse agora nosso site.

Share This