Nessa última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou mais um reajuste na tarifa de energia dos brasileiros. O novo aumento médio de 8,14% faz parte do Reajuste Tarifário Anual, e foi aprovado desta vez na Celesc Distribuição, responsável por atender diversos municípios do estado de Santa Catarina.
Tal aumento nas contas de luz em diversos estados do país, tem preocupado e surpreendido muitos consumidores que sentem significativamente o peso deste valor em seus bolsos, principalmente, em meio a este cenário de crise que estamos vivendo atualmente. Mas afinal, o que é esse Reajuste Tarifário Anual ?
O que é o Reajuste Tarifário Anual?
Uma vez por ano a Aneel calcula o preço da energia elétrica e determina os reajustes necessários nas tarifas da conta de luz, já previstos nos contratos de concessão. Essa alteração é chamada de Reajuste Tarifário Anual e sua data varia de acordo com cada distribuidora de energia regional. Ou seja, nem todos os estados vão ter suas tarifas alteradas ao mesmo tempo.
Por que a Aneel faz esse reajuste?
De acordo com a Aneel, o Reajuste Tarifário Anual tem como objetivo restabelecer o equilíbrio econômico – financeiro da concessionaria e garantir o funcionamento das empresas do setor. Uma parte dos cálculos desses reajustes tarifários são baseados em fatores diretamente relacionados aos gastos das distribuidoras como:
- Custos operacionais;
- Investimentos realizados;
- Depreciação de ativos e remuneração.
Já a outra parte do que é calculado, está ligada com gastos que não dependem ou dependem muito pouco das distribuidoras:
- Gastos com a compra de energia ( valores pagos aos Geradores de Energia);
- Custos com a transmissão da energia até a distribuidora ;
- Encargos setorias ( valores repassados ao governo para regulação das operações elétricas, programas de incentivos e P&D).
Estados que já tiveram o reajuste autorizado
Além do estado de Santa Catarina, vale recordar que alguns estados brasileiros como São Paulo (Enel), Alagoas (Equatorial Alagoas), Mato Grosso do Sul (Energisa), Paraná (Copel) e Espirito Santo ( EDP-ES) já estão sentindo os impactos do aumento nas tarifas de energia. Veja abaixo o valor médio dos reajustes autorizados em 2020 nas distribuidoras desses estados:

Como não ser pego de surpresa ?
O Reajuste Tarifário acontece anualmente em uma data especificada para cada distribuidora, como já dito anteriormente. Por isso, é importante ficar atento nesses períodos previstos , já que eles ocorrem nas mesmas datas todo ano.
Por exemplo, o reajuste implementado na distribuidora Celesc em Santa Catarina, começa a valer a partir do dia 22 de agosto de 2020 até 21 de agosto de 2021, então o próximo reajuste será feito apos esse período.
Assim, sabendo antecipadamente o período que será feito o reajuste você pode se organizar financeiramente e evitar desperdícios na conta de luz.
Gostou desse conteúdo ? Então acesse nosso site e saiba como a NEX pode ajudar você a reduzir os custos com a conta de luz.