Mitos e verdades sobre as contas de luz das padarias

por | abr 16, 2021 | Energia, Negócios

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar que as contas de luz das padarias são muito caras? Essa é uma questão que gera polêmicas, pois esses estabelecimentos normalmente utilizam diversos equipamentos elétricos e, consequentemente, consomem uma maior quantidade de energia; mas será que não existem alternativas para diminuir esses gastos

Procurando solucionar as suas dúvidas, a NEX separou alguns mitos e verdades sobre os gastos energéticos das panificadoras, dessa forma fica mais fácil saber no que podemos acreditar ou não. Confira então os mitos e verdades:  

Não existe solução para a redução de gastos com contas de luz das padarias

Mito: Existem diversas estratégias e alternativas para a economia de luz nos estabelecimentos, sendo uma delas a utilização de fontes renováveis de energia. Esse modo de consumo auxilia tanto na redução dos gastos do local quanto na preservação e na sustentabilidade do planeta.

As contas de luz são um dos principais gastos das padarias 

Verdade: A necessidade da utilização de equipamentos como fornos elétricos, refrigeradores e assadeiras, faz com que as contas de energia de muitas panificadoras fiquem mais caras. 

Não é necessário que especialistas auxiliem na gestão e no planejamento energético das panificadoras

Mito: Na maioria dos casos é recomendável que um especialista da área analise o uso energético do estabelecimento, indicando os caminhos para a redução dos gastos. Um engenheiro elétrico, por exemplo, pode realizar um estudo mais completo sobre o consumo da energia no local, trazendo soluções acessíveis para o problema.

A manutenção regular dos equipamentos da panificadora pode auxiliar na redução dos gastos com energia

Verdade: Muitas vezes equipamentos de panificação, como refrigeradores mais antigos, podem ter algum problema interno que acaba fazendo com que os seus motores trabalhem mais e, consequentemente, gastem uma maior quantidade de energia. 

Por isso é aconselhável que a manutenção e a vistoria das ferramentas de trabalho sejam feitas regularmente.

A arquitetura da panificadora não influencia nos gastos com energia 

Mito: Ambientes muito fechados, sem tanta ventilação e luminosidade tendem a gastar mais, pois necessitam de ar condicionado ou de um maior número de lâmpadas, por exemplo. Tentar trazer luz natural ao espaço pode auxiliar significativamente na diminuição das despesas. 

O sistema de iluminação das padarias pode contribuir para o aumento nos gastos de energia 

Verdade: Escolher um tipo de lâmpada que necessite de menos eletricidade, aproveitar a luz natural do ambiente e conversar com especialistas do ramo elétrico são algumas das alternativas que podem auxiliar na economia e eficiência energética da panificadora.

Ficou com alguma dúvida sobre as contas de luz das padarias? Entre em contato com a equipe da NEX, estamos à disposição para te ajudar da melhor forma possível.

Conheça mais soluções sustentáveis que a NEX pode oferecer ao seu negócio acessando o nosso site.

Share This