Saiba as vantagens de ser uma empresa sustentável

por | nov 13, 2020 | Negócios, Sustentabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, os consumidores estão cada vez mais informados e buscam mais do que apenas empresas engajadas. Eles sabem que podem ser agentes transformadores na sociedade através do consumo consciente e, por isso  procuram empresas que se preocupam com os impactos que suas atividades podem causar no meio ambiente.

Segundo uma pesquisa global feita em 2020 pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan, sobre Vida Saudável e Sustentável, entre 1000 consumidores brasileiros entrevistados, mais de 70 % disseram esperar que empresas não agridam o meio ambiente e mais de 60 % afirmaram que desejam que as empresas também estabeleçam metas para tornar o mundo melhor, priorizando questões ambientais, produtos e funcionários.

Ou seja, as empresas precisam estar mais atentas com relação a importância de serem responsáveis socialmente e ambientalmente. E pensarem na utilização mais inteligente dos recursos ambientais para que eles não se acabem e, ao mesmo tempo, atendam as necessidades das futuras gerações. Confira agora algumas das vantagens de ser uma empresa sustentável:

Quais as vantagens de se tornar uma empresa sustentável?

Redução de custos 

Uma empresa com hábitos sustentáveis significa ganho mútuo. Além de contribuir com um futuro melhor, esses hábitos geram uma cultura de gerenciamento de recursos capaz de reduzir os impactos ambientais, evitando desperdícios com gastos desnecessários através do uso de soluções digitais e orientando os colaboradores quanto ao racionamento de energia, água, materiais de escritório e gerenciamento de resíduos.

O negócio passa mais confiança e credibilidade

Unir inovação com processos sustentáveis, faz com que o  seu negócio se posicione positivamente nas relações com o consumidores, colaboradores e sociedade. Assim,  você transmite mais confiança e credibilidade, e se diferencia dos seus concorrentes.

Sua empresa pode fazer a diferença

Toda empresa pode causar um impacto no meio ambiente em que está inserida. Dessa forma, mesmo que seu negócio seja pequeno, ele também pode minimizar esses impactos por meio do desenvolvimento de atividades lucrativas, que agregam valor social e que estimulam o uso consciente dos recursos naturais.

Motivação e engajamento dos colaboradores

Estar em um ambiente de trabalho que busca combinar o retorno econômico com obrigações sociais e ambientais, faz com que os colaboradores sintam-se mais motivados e produtivos, podendo resultar em uma alta performance da equipe.


Empresas brasileiras que já optaram pela sustentabilidade

A ideia de que sustentabilidade é algo caro e voltado somente para grandes empresas, já tornou-se ultrapassada. Hoje, os pequenos e médios negócios já vem notado também a importância de adotar a cultura das boas práticas ambientais. Conheça algumas empresas que escolheram fazer parte de um futuro mais sustentável:


Slow Bagerry

A Slow Bakery é uma padaria artesanal, localizada no Rio de Janeiro, que optou pela gestão sustentável do seu negócio a fim de promover meio ambiente, saúde e sua equipe de colaboradores. As entregas são feitas de bicicleta para emitir menos CO2, a maioria dos produtos são orgânicos para evitar a utilização de embalagens e aqueles que chegam em caixas de papelão são organizados e as embalagens voltam para o distribuidor.

Além disso, a empresa contrata jovens da periferia para fomentar a integração entre as áreas da cidade e incentivar a inclusão por meio do trabalho.

Casa Gastronômica Expresso 500 

O restaurante mineiro Casa Gastronômica Expresso 500, em Belo Horizonte, optou por outras alternativas para incluir práticas sustentáveis em seu negócio. Considerado um caso de sucesso pelo Centro SEBRAE de Sustentabilidade, o negócio investe há anos no reaproveitamento da água da chuva, por meio de um sistema com capacidade para tratamento e armazenagem de 20 mil litros de água, que são reutilizados em bacias sanitárias, lavanderia e lavagem das áreas comuns.

Outra prática adotada foi a utilização de energia solar no estabelecimento. A partir das placas fotovoltaicas instaladas é possível abastecer toda a iluminação do restaurante no período de quatro a seis horas.


Padaria Brasileira

Localizada em São Paulo, a Padaria Brasileira também escolheu adotar ações sustentáveis, visando o futuro da gastronomia. A empresa utiliza o método de reaproveitamento de 100 por cento da placa de bolos semi acabados para a montagem de novas placas. Além de  realizar o aquecimento da água a partir da refrigeração de equipamentos, com intuito de economizar na conta de luz e gás, e aproveitamento parcial da água da chuva para limpar o estacionamento e irriga as plantas.

A padaria também faz doação de produtos perecíveis que não foram utilizados para instituições beneficentes que distribuem para lares e abrigos. 


E como começar? Veja algumas dicas.

#1 Realize a coleta e o descarte correto dos resíduos da sua empresa;

#2 Use água, energia e matérias primas de forma eficiente;

#3 Opte por fornecedores e produtos com certificação verde;

#4 Torne o ambiente favorável à luz e ventilação naturais, para evitar gastos com luz artificial;

#5 Invista em alternativas que envolvam energia limpa.




Gostou do conteúdo e quer saber como sua empresa pode ajudar o meio ambiente? Então acesse nosso site e confira como a NEX pode ajudar você a ser mais sustentável com energia limpa.

Share This