Saiba como reduzir sua pegada de carbono em 5 passos

por | ago 13, 2021 | Sustentabilidade

Infelizmente, a vivência do ser humano no planeta Terra é marcada por muitos impactos negativos. A poluição das cidades, a exploração dos recursos naturais e a emissão de carbono na atmosfera são alguns exemplos disso.

Segundo cálculos da Global Footprint Network, atualmente a humanidade consome 74% mais recursos naturais do que a capacidade que a Terra tem de regenerar esses recursos.

Isso significa que seria necessário 1,7  planeta para “dar conta” do padrão de consumo das populações. Esses números são assustadores, não acha?

 A Global Footprint Network é uma organização responsável por calcular o “Dia de Sobrecarga da Terra”, ou “Earth Overshoot Day”, em inglês. 

Essa data representa o momento do ano em que o consumo humano ultrapassa a capacidade que o planeta tem de regenerar os recursos naturais utilizados. Em 2021, o Dia de Sobrecarga da Terra ocorreu em 29 de julho

Por isso, para se evitar a sobrecarga do planeta Terra e outros impactos humanos, calcular e compreender mais sobre pegada ecológica e a pegada de carbono tornam-se fundamentais.

O que é a pegada ecológica?

A pegada ecológica, é um conceito importante que visa avaliar a relação entre o homem e o planeta, demonstrando a quantidade de recursos naturais que seria necessária para sustentar o estilo de vida da população.

Por meio do site da Global Footprint Network, é possível calcular qual é a sua pegada ecológica, entendendo também, dentre outras coisas, quantos planetas precisariam existir se todas as pessoas vivessem da forma que você vive.

E o que é a pegada de carbono?

A emissão de gases poluentes é extremamente prejudicial ao meio ambiente, e pode pode agravar fenômenos como o aquecimento global e o efeito estufa.

Existem algumas formas de mensurar os impactos humanos em relação a essas emissões. A pegada de carbono, por exemplo, é capaz de medir a quantidade de carbono liberada pelas ações do homem.

Isso faz com que as pessoas entendam as consequências de suas atitudes, além de gerar dados importantes para análises. 

Diminua a sua pegada de carbono

Pensando na importância dessas questões, trouxemos 5 passos práticos para te auxiliar a reduzir a sua pegada de carbono. Dessa forma, você consegue ajudar o mundo a ser cada vez mais sustentável. Confira

#1 Passo: saiba qual é a sua pegada de carbono

Para compreender de forma concreta quais são os impactos de algumas das suas ações no planeta, você pode calcular a sua pegada de carbono

Saber o peso das atitudes humanas em relação ao meio ambiente pode ser o começo de uma mudança. 

#2 Passo: preste atenção nos alimentos do café da manhã ao jantar

Desperdiçar alimentos é muito prejudicial em inúmeros sentidos, sendo um desses prejuízos a liberação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. 

De acordo com o relatório “A Pegada do Desperdício Alimentar”, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO), os alimentos desperdiçados emitem cerca de 3,3 bilhões de toneladas de CO2 anualmente. Por isso, é tão importante evitar o desperdício da comida.

#3 Passo: repense sua forma de ir aos lugares

Os carros e os transportes de forma geral são grandes emissores de gases poluentes, por isso é importante buscar meios alternativos de locomoção. 

Para exemplificar um pouco esses impactos, segundo uma pesquisa do Instituto Akatu, dois dias utilizando carro liberam tanto CO2 quanto um mês usando metrô. 

Ainda de acordo com o estudo, um carro popular abastecido com gasolina libera cerca de  150 gramas de CO2 para andar 1 quilômetro, enquanto o metrô emite 12 gramas para percorrer a mesma distância. 

#4 Passo: utilize energia limpa

As energias renováveis, como a hidráulica, a eólica e a solar, podem ser uma alternativa para a redução da emissão de CO2. 

As usinas termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis para a geração de energia, podem ser prejudiciais, já que esses combustíveis liberam gases poluentes em seu processo de combustão. 

#5 Passo: seja consciente e conscientize outras pessoas

Ter consciência sobre as suas ações e sempre buscar alternativas para ser mais sustentável no dia a dia é extremamente importante. 

Tente entender mais sobre as mudanças climáticas e os impactos humanos no planeta e, sempre que possível, conscientize alguém sobre isso, assim, aos poucos, toda a sociedade vai se tornando mais ecológica. 

Dia de combate à poluição

Para finalizar a nossa linha de pensamento, vamos relacionar essas importantes reflexões a uma data que merece atenção. 

Dia 14 de agosto é o Dia de Combate à Poluição. A data se relaciona muito com a pegada de carbono e com a pegada ecológica, já que possui o objetivo de conscientizar a população sobre atitudes relacionadas ao meio ambiente.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, um documentário interessante que indicamos para você assistir é “Um convite ao futuro”.

Foto: Reprodução/ Netflix

A produção está disponível na Netflix, e aborda as consequências das ações humanas no planeta Terra, gerando importantes reflexões.  

E então, gostou de saber algumas dicas para diminuir a sua pegada de carbono?

Para acompanhar mais conteúdos como esse, siga as redes sociais da NEX.

Share This