Sua conta de luz deve receber aumento de 20% em 2022

por | 3 dez, 2021 | Energia, Sustentabilidade

No último dia 5 de Novembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou um documento onde indicou que no ano de 2022 o país continuará sendo afetado pela crise hídrica e isso irá impactar em um aumento de mais de 20% nos valores de conta de energia elétrica dos brasileiros. 

Em 2021, o consumidor residencial sofreu um aumento de 7,04% na conta de luz, e o que assusta é que o acréscimo de reajuste previsto para o próximo ano é de 21,04%, praticamente 3 vezes mais do que o sofrido neste último ano.

Por que esse aumento na conta de luz não para de crescer?

Esse acréscimo se deve às medidas tomadas para assegurar o abastecimento de todos os brasileiros. Uma dessas ações necessárias foi a de ativação de usinas térmicas diante da escassez de chuvas e, consequentemente, da baixa dos níveis de água nos principais reservatórios do país. Sendo assim, o custo de produção energética é elevado porque o uso deste tipo de fonte é mais alto em comparação aos preços das hidrelétricas.

Por esse motivo, durante este ano os consumidores tiveram suas contas entregues com taxas extras aplicadas nas chamadas “Bandeiras Tarifárias” que visam cobrir os gastos de utilização das usinas térmicas. 

O uso de termoelétricas não é o único motivo.

Além da necessidade de consumir de termoelétricas, a demanda de consumo do país precisou ainda da importação de energia de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Nesse caso, os valores variam entre os estados brasileiros em função dos reajustes tarifários serem feitos anualmente pela ANEEL. 

Por fim, existe ainda uma fatura estimada em R$ 9 milhões que será paga pelos consumidores que diz respeito a “Energia Reserva”, comprada no mês anterior pelo governo que planeja começar distribuí-la em Maio/2022 com propósito de evitar o racionamento de energia e garantir o abastecimento em todos os estados. 

Como a NEX pode ajudar sua empresa diante desse aumento

A NEX está presente em mais de 4 estados brasileiros fornecendo para pequenas e médias empresas o acesso à energia limpa de maneira acessível. Além disso, disponibilizamos uma economia de até 20% na conta de luz do seu negócio.

Quer saber como isso é possível? Acesse nosso site.

Acompanhe a NEX também nas redes sociais @nex.energy

Share This