Sustentabilidade nas empresas: O que é e por onde começar?

por | set 17, 2021 | Negócios, Sustentabilidade

Você já pensou sobre a importância de existirem empresas sustentáveis? Ao contrário do que muitas pessoas acham, a sustentabilidade não é um conceito inalcançável, e pode muito bem ser aplicada ao seu modelo de negócio, independentemente de qual ramo ele seja.

Os clientes, inclusive, esperam que as empresas tenham ações relacionadas à preservação e cuidado do planeta. De acordo com uma pesquisa de 2020 realizada pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan, sobre Vida Saudável e Sustentável, dentre os 1000 consumidores entrevistados no Brasil, mais de 70% disseram esperar que as empresas não agridam o meio ambiente. E mais de 60% desejam que as empresas tenham metas para tornar o mundo melhor.

Pensando na relevância do assunto nos tempos atuais, a NEX resolveu fazer um conteúdo com alguns caminhos direcionadores para que você saiba o que fazer para tornar o seu negócio sustentável.

Quero ter uma empresa sustentável, mas por onde eu começo?

Pensar em tornar a sua empresa sustentável já é o primeiro passo para a mudança. Além de ajudar o meio ambiente, aderindo à sustentabilidade nos processos corporativos, os empreendimentos também podem conseguir economizar.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade desenvolveu as dimensões da sustentabilidade para os pequenos negócios, visando auxiliar os gestores a terem um planejamento estratégico e sustentável em suas empresas. 

A NEX se baseou em algumas dessas dimensões para montar 5 dicas práticas e te ajudar a começar a aplicar a sustentabilidade empresarial. Confira:

# 1 Dica: Planeje a aplicação da sustentabilidade no seu negócio

Um passo importante para tornar a sua empresa mais sustentável é entender onde e de que forma você pode aplicar a sustentabilidade, por isso é importante planejar metas e objetivos. 

Tente mapear todas as “falhas” de sustentabilidade que o seu negócio possui. Algumas das “falhas” podem ser: a produção excessiva de lixo, altos gastos com a conta de luz, desperdício de alimentos, dentre outras coisas. 

Com esses pontos mapeados, fica mais fácil planejar e estruturar estratégias para melhorar, aplicando a sustentabilidade nos processos. 

# 2 Dica: Ofereça soluções simples para atividades cotidianas

Se você percebe que os funcionários da sua empresa estão produzindo muito lixo descartável, tente pensar em formas de conscientizá-los sobre a importância de gerar menos resíduos. 

Trazer marmitas e garrafinhas de água de casa pode ser uma alternativa para o uso de pratos e garrafas descartáveis, por exemplo. 

# 3 Dica: reveja os processos da sua empresa

Dependendo do tipo de produto ou serviço que a sua empresa oferece, podem existir desperdícios e gastos desnecessários nas etapas de produção, que prejudicam tanto a funcionalidade do negócio quanto o bem-estar do meio ambiente.

Reveja como é o processo realizado para produzir cada produto, dessa forma você pode encontrar modos de reduzir gastos de água ou luz, diminuindo também a quantidade de resíduos gerados nas atividades.

# 4 Dica: Invista na economia circular

A economia circular é um conceito que tem o objetivo de prolongar o tempo de uso dos produtos, fazendo com que eles tenham um destino diferente do lixo, ficando mais tempo no ciclo produtivo do mercado.

Dependendo do seu modelo de negócio, aplicar a economia circular nos processos pode ser uma boa ideia para estimular a sustentabilidade da sua empresa e do planeta.   

# 5 Dica: Utilize energia limpa

O uso de energia limpa no seu empreendimento pode fazer toda a diferença, te ajudando a preservar o planeta e reduzir o preço da sua conta de luz ao mesmo tempo. 

Apostar em empresas que fazem com que o seu negócio economize nos gastos com energia pode ser uma boa estratégia para aplicar a sustentabilidade nos seus processos. A NEX tem esse modelo de negócio e pode te ajudar nessa missão. 

Como a NEX pode ajudar a minha empresa a ser mais sustentável?

A NEX é uma empresa inovadora do setor elétrico que tem o objetivo de ajudar pequenos e médios negócios a economizarem em suas contas de luz.

Sem a necessidade de qualquer tipo de investimento ou alteração física no estabelecimento, a NEX oferece uma economia de até 20% na conta de luz do seu negócio.

A energia utilizada é de origem 100% limpa, o que auxilia na preservação do meio ambiente e no bem-estar do planeta.

A NEX quer modificar a forma de consumo de energia, trazendo mais sustentabilidade e economia por meio de seus serviços. 

E então, gostou dessas dicas de sustentabilidade empresarial?

Para saber mais sobre os serviços da NEX, acesse o nosso site.  

Share This