Tendência das Smart Cities.

por | 21 jan, 2022 | Sustentabilidade

As Smart Cities são regiões onde a tecnologia é aplicada na busca por práticas inteligentes que equilibram mobilidade, educação, energia, sustentabilidade, saúde e segurança. Essas práticas visam mudanças sobre o comportamento populacional urbano. 

O que há de diferente nas Smart Cities?

O desenvolvimento econômico e a qualidade de vida são os pontos principais das Smart Cities. Essas cidades buscam aumentar a eficiência das operações urbanas utilizando fortemente tecnologias como inteligências artificiais e big data. O principal diferencial é que cidades como essas conseguem integrar sistemas pelo grande fluxo de trocas de informações.

Um exemplo funcional de como isso funciona.

Em uma Smart City, uma rota de um ônibus de transporte coletivo pode ser alterada e melhor estruturada de acordo com os pontos de embarque que se encontram lotados. Por meio do uso de tecnologia, a central de comando consegue identificar esses locais abarrotados e desenvolve uma rota mais eficiente que chegará mais rápido às pessoas que aguardam o transporte e evitará passar em pontos vazios. 

Smart Cities já são uma realidade.


Dubai:
investe fortemente nos recursos digitais, principalmente aqueles voltados à serviços governamentais. Um destaque é o aplicativo DubaiNow que disponibiliza diversas funções como pagar multas de trânsito, acessar resultados de exames, localizar farmácias e supermercados, pagar estacionamentos de qualquer região da cidade, entre outros. 

Londres: a capital da Inglaterra virou destaque ao implantar sensores nos postes urbanos, visando a melhoria dos serviços de iluminação e distribuição de rede wifi. Além disso, outra grande mudança é o projeto de tornar os dados públicos compartilháveis em busca do incentivo à colaboração entre setores acadêmicos, tecnológicos e públicos. 


Amsterdam: se destaca nos serviços de tecnologia, eficiência energética e transporte público. A cidade tem grande número de residentes que utilizam bicicletas como transporte, por isso, existem postes com luzes de led reguláveis, esses possuem sensores que identificam o ciclista e aumentam a luz para que ele passe, e depois voltam à sua potência mínima evitando desperdício.

Existem Smart Cities no Brasil?

Sim! Curitiba, cidade berço da NEX, é ranqueada entre as três cidades mais inteligentes do país desde 2018. A capital paranaense é destaque por sua eficiência de transportes públicos, riqueza cultural, boas ações de governança, saúde social, criação e inovação de novos empregos, que juntos transformam o município bem sucedido e confortável aos cidadãos.

Quero saber mais sobre como essas cidades funcionam?

Encontramos esse vídeo bem explicativo que vai te ajudar a entender ainda mais sobre essa tendência.

Já tinha ouvido falar sobre as Smart Cities? Mais conteúdos interessantes como esse você encontra no Blog Nex e nas nossas redes sociais.

Share This