Você conhece os pioneiros da energia limpa no mundo?

por | set 11, 2020 | Energia, Sustentabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos

A caminhada rumo à um mundo mais sustentável é longa. Foram muitos os que contribuíram através das suas pesquisas e estudos, para que hoje pudéssemos visualizar um futuro mais conectado à energia limpa.

Quando falamos sobre “energia limpa”, estamos nos referindo a todas aquelas fontes de energia que não geram impacto em nosso meio ambiente, por exemplo, a luz solar, os ventos (eólica), a água (hídrica) e biomassa. E que foram sendo testadas e descobertas ao longo das décadas por pesquisadores, como uma nova maneira de suprir demandas energéticas no mundo todo, de forma mais responsável e sustentável.

Assim, sabendo da importância desse pioneirismo na história da energia renovável, resolvemos contar um pouco sobre a trajetória de alguns dos responsáveis por essa importante transformação.


Mária Telkes ( 1900- 1995)

Mária Telkes pioneira no uso de energia solar.

Nascida em Budapeste, na Hungria, Mária Telkes foi uma biofísica conhecida por desenvolver pesquisas relacionadas à energia solar, em parceiria com Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Pioneira no uso de energia solar, ela também foi responsável por desenvolver o projeto e construção da primeira casa do mundo aquecida com energia solar, no final dos anos 40.    


Poul la Cour (1846-1908)

Poul la Cour teve contribuição importante no desenvolvimento da energia eólica no mundo.

O dinamarquês e meteorologista Poul la Cour teve uma contribuição importante no desenvolvimento da energia eólica no mundo. Graças a ele foi constatado que turbinas com menos pás eram mais eficientes na geração de energia. Além de ser o responsável pela fundação do primeiro centro de investigações de energia eólica, com intuito de ensinar e treinar pessoas na área.


Nikola Tesla e  George Westinghouse

O inventor Nikola Tesla foi responsável por resolver o problema que impedia a transmissão da energia por longas distâncias. Em 1895, ele construiu, junto ao industrial George Westinghouse, a primeira usina hidrelétrica moderna do mundo nas cataratas de Niágara, que levava eletricidade para a cidade de Buffalo, a 40 km de distância.

Gerald Pearson, Daryl Chapin e Calvin Fuller

O trio de pesquisadores Gerald Pearson(físico), Daryl Chapin (engenheiro) e Calvin Fuller (químico) tiveram grande importância no desenvolvimento da energia solar. Eles foram responsáveis por desenvolverem no laboratório da Bell Labs, em Nova Jersey, a primeira célula solar feita de silício, no ano de 1954. O dispositivo tinha a capacidade de transformar a energia da luz do sol diretamente em energia elétrica, e hoje é parte essencial na construção das placas solares fotovoltaicas.

Charles F. Bruch

O inventor e empreendedor norte-americano Charles F. Brunch (1849 – 1929) foi um dos responsáveis pela transformação da energia mecânica em energia elétrica durante o século XIX. Eles construiu em sua propriedade, um moinho de grande porte considerado o primeiro a mover turbinas por meio da força dos ventos com intuito de produzir eletricidade. A energia era utilizada para abastecer sua casa.


Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre energia limpa? Então confira agora mesmo nossas redes sociais.

Share This